Programas de Residência Médica

Arquivo pessoal Luiz Fernando Lourençone

O HRAC-USP já oferece os Programas de Residência Médica nas áreas de Anestesiologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial. Na atual fase de estruturação das áreas de ensino Lato Sensu e Stricto Sensu da FMBRU-USP, os programas de Residência Médica criados recentemente pela FMBRU-USP,  Ginecologia e Obstetrícia  e de Pediatria, estão sendo devolvidos na estrutura já consolidada do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP) nessa área.

processo seletivo para ingresso nos cursos é realizado anualmente e gerenciado pelo HRAC-USP ou por fundações específicas. Consulte o site do HRAC-USP para mais informações a respeito dos Programas de  Residência Médica.

Programas de Residência Médica oferecidos no Campus USP Bauru:

Formato: Presencial

Duração: 03 anos (36 meses)

Carga horária semanal: 60 horas

Carga horária total: 8.740 horas

Público-alvo: Médicos

Objetivo: oferecer as habilidades necessárias para uma boa formação profissional na especialidade de Anestesiologia.

Coordenador: Prof. Dr. Joaquim Edson Vieira 

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Fernanda Leite 

Características:  O Programa de Residência Médica em Anestesiologia teve seu primeiro oferecimento em 2021 e é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC). Estruturado com três anos de duração (R1R2 e R3), o programa atualmente oferece três vagas anuais. O preenchimento das vagas é realizado por meio de processo seletivo, com informações disponíveis em Edital público amplamente divulgado. As bolsas oferecidas aos médicos residentes são administradas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP).

Formato: Presencial

Duração: 01 ano (12 meses)

Carga horária semanal: 60 horas

Carga horária total: 2.880 horas

Público-alvo: Médicos com residência médica (credenciada pela CNRM/MEC) concluída em Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Objetivo: capacitar o residente para o diagnóstico e as condutas nos pacientes com anomalias craniofaciais congênitas e adquiridas, mediante atuação prática nas rotinas de avaliação, diagnóstico e tratamento cirúrgico destas anomalias..

Coordenador: Prof. Dr. Nivaldo Alonso 

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Cristiano Tonello 

Características:  Programa de Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial teve seu primeiro oferecimento em 2018 e é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC).

Estruturado com um ano de duração (R4), o programa atualmente oferece uma vaga anual para médico com residência concluída em Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço. O preenchimento da vaga é realizado por meio de processo seletivo, com informações disponíveis em Edital público amplamente divulgado. A bolsa oferecida ao médico residente é administrada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP).

Formato: Presencial

Duração: 03 anos (36 meses)

Carga horária semanal: 60 horas

Carga horária total: 8.740 horas

Público-alvo: Médicos

Objetivo: formar e habilitar médicos na área de Ginecologia e Obstetrícia, clínica e cirúrgica, com competências que permitam dirimir as situações, os problemas e os dilemas na área de GO, e a dominar a realização dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos da especialidade, assim como avaliar as opções não operatórias e desenvolver um pensamento crítico-reflexivo em relação à literatura médica; tornar o médico residente em GO apto a promover a saúde e prevenir, diagnosticar e tratar as afecções relacionadas à mulher, nas diferentes fases da vida, bem como desenvolver habilidades e raciocínio crítico nas subespecialidades e nas diversas áreas de atuação acadêmica.

Coordenadora: Profa. Dra. Mariane Nunes de Nadai

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Enio Luis Damaso

Formato: Presencial

Duração: 03 anos (36 meses)

Carga horária semanal: 60 horas

Carga horária total: 8.740 horas

Público-alvo: Médicos

Objetivo: ao final do programa o médico deverá estar apto a realizar atendimentos de pronto atendimento referentes à área de Otorrinolaringologia; estar capacitado para realizar cirurgias de pequeno, médio e grande porte na especialidade; saber conduzir uma investigação clínica, utilizando as ferramentas diagnósticas disponíveis na especialidade e nas demais equipes multidisciplinares; estratificar a complexidade de atendimento ao paciente em baixa, média e alta complexidade.

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Fernando Manzoni Lourençone 

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Rubens Vuono de Brito Neto 

Características: Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia teve seu primeiro oferecimento em 2000 e é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC).

Contemplado com duas bolsas adicionais em 2023, o programa atualmente oferece cinco vagas anuais. O preenchimento das vagas é realizado por meio de processo seletivo, com informações disponíveis em Edital público amplamente divulgado. As bolsas oferecidas aos médicos residentes são administradas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) e pelo Ministério da Saúde.

Estruturado com três anos de duração (R1R2 e R3), o Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia pretende formar médicos preparados para realizar o seu trabalho segundo os princípios do SUS, dentro de uma filosofia interdisciplinar e humanizada, capacitado para uso de novas tecnologias. O programa ainda permite ao HRAC-USP disseminar o conhecimento e experiência solidificados por anos de trabalho e pesquisas, através do seu corpo docente e seus profissionais amplamente qualificados.

Formato: Presencial

Duração: 03 anos (36 meses)

Carga horária semanal: 60 horas

Carga horária total: 8.740 horas

Público-alvo: Médicos

Objetivo: a Pediatria é uma especialidade médica que aplica o conhecimento e a experiência clínica no diagnóstico, tratamento e reabilitação de crianças e adolescentes. O médico pediatra atua em espectro que se estende desde a promoção da saúde e prevenção de doenças, até o cuidado de portadores de complexas doenças crônicas, pacientes críticos e aqueles em situação de urgência e emergência. O médico especialista em Pediatria recebe treinamento aprofundado para o diagnóstico e tratamento de condições patológicas que afetam todos os órgãos e sistemas do corpo, bem como para lidar com pacientes nos quais várias doenças ocorrem e integram simultaneamente. A conclusão da residência médica em Pediatria permite que o médico possa manter atividade profissional como pediatra generalista, bem como estará apto a prosseguir sua formação em especialidades clínicas que tem a formação em Pediatria como pré-requisito: Alergia e Imunologia, Oncologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neonatologia, Nutrologia, Hematologia, Nefrologia, Pneumologia, Reumatologia ou Terapia intensiva. O programa de residência em Pediatria do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP está planejado para o treinamento em serviços nos três níveis de atenção à saúde, com base em metodologia de ensino-aprendizagem construtiva, onde o médico poderá vivências e habilidades para cuidar de pacientes clínicos, conquistando independência e responsabilidade de forma progressiva. As atividades ocorrem sob supervisão qualificada em tempo integral, garantindo o cuidado seguro e eficaz ao paciente, bem como o adequado desenvolvimento técnico e humano, em ambiente pautado por diretrizes éticas e cientificas.

Coordenadora: Profa. Dra. Isabel Cristina Drago Marquezini Salmen

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Eliane Alves Motta Cabello dos Santos