O ensino de ciência na rede pública

[Banco de imagens FMBRU-USP]

O projeto denominado “Microscópios ópticos: uma abordagem para o ensino e incentivo à ciência” leva a estudantes e professores dos 8ºs anos das escolas públicas de Ensino Fundamental da rede municipal de Bauru, recursos didáticos técnicos e científicos que facilitam o processo de ensino aprendizagem da disciplina de ciências.

Coordenado pela Profa. Dra. Bella Luna Colombini Ishikiriama, participam estudantes dos cursos do campus USP Bauru – Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia -, que preparam recursos e materiais didáticos e elaboram roteiros de aulas práticas ministradas pelos estudantes, de forma a complementar as atividades teóricas da disciplina de ciências ofertadas em sala de aula. As aulas incluem sempre alguma prática envolvendo microscopia, de tal forma também a ensinar os estudantes a utilizarem tal ferramenta.

O projeto tem como objetivo impactar de forma positiva a vida dos alunos dos 8ºs anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Bauru, oferecendo soluções inovadoras para as necessidades educacionais em ciências, e promovendo uma transformação no letramento científico dos jovens. Busca ainda proporcionar contribuição significativa para o desenvolvimento profissional e social dos universitários envolvidos. Além disso, almeja-se que essa experiência estimule o interesse dos estudantes pela pesquisa científica e pela possibilidade de ingresso no ensino superior.

Prevê, ainda, visitas dos estudantes da rede pública ao campus da USP de Bauru para a realização de atividades didáticas e visitas a laboratórios, com o objetivo de estimular o interesse desses pelo ambiente universitário, bem como complementar as atividades práticas propostas. Aos professores de ciências dos 8ºs anos da rede municipal de educação de Bauru, é também oferecida cópia de todo o material didático elaborado pelos alunos de graduação para que possam dar continuidade às atividades realizadas mesmo após a finalização do projeto, bem como todo o treinamento teórico prático para implementação e manutenção das atividades em longo prazo junto às escolas, de tal forma a modificar de forma definitiva as práticas educacionais aplicadas, oferecendo mais recursos em busca de uma educação de melhor qualidade.

Dessa forma, espera-se o início de um processo fortalecimento do ensino das ciências nas escolas públicas, de tal forma não só a reduzir as desigualdades na qualidade do aprendizado de ciências na educação básica, mas também para estimular os estudantes envolvidos a se engajarem na obtenção de conhecimento e ingressarem no ensino superior.

Grupo social alvo da atividade: Estudantes dos 8ºs anos do ensino fundamental II da rede pública municipal de ensino de Bauru, bem como os professores da disciplina de Ciências do ensino fundamental da rede pública municipal de educação de Bauru.

Contato: bellacolombini@usp.br