Formação médica de qualidade: FMBRU alcança nota máxima no ENAMED

Dos 351 cursos de medicina avaliados pelo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED) apenas 49 obtiveram o conceito máximo.

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) divulgaram, nesta segunda-feira, 19 de janeiro, a análise dos resultados do ENAMED 2025. O exame é a versão do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) específica para cursos de medicina e possibilita  o aproveitamento de seus resultados nos processos seletivos de programas de residência médica.

Ao destacar a importância do instrumento para o diagnóstico da formação médica no Brasil, o ministro da Educação, Camilo Santana, declarou que “há uma grande preocupação nos ministérios da Educação e da Saúde em assegurar que os cursos oferecidos aos estudantes  brasileiros possam garantir a qualidade da formação médica nesse país, até porque são profissionais que cuidam da vida das pessoas”.

Dos 351 cursos de Medicina avaliados nesta primeira edição do ENAMED, 24 cursos tiveram como resultado o conceito 1 – o menor índice, 83 tiveram conceito 2  e  80 o conceito 3. O conceito 4 foi atingido por 114 cursos e somente 49 ficaram com o conceito 5 – o maior índice. A Faculdade de Medicina de Bauru, da Universidade de São Paulo, ficou entre as 49 instituições que alcançaram o conceito máximo (5). Os principais resultados e ações previstas  estão nas tabelas divulgadas pelo governo federal.

Fonte: Ministério da Educação, MEC [https://www.gov.br/mec]

 

Segundo o diretor da FMBRU, Professor José Sebastião dos Santos, esse resultado têm um grande significado para a nossa Faculdade que ainda não completou dois anos e graduou apenas 3 turmas. Além disso, enfatiza que o Curso foi inicialmente abrigado na FOB-USP e, portanto,  beneficiou-se da estrutura e da organização do Campus USP Bauru, incluindo o HRAC/Centrinho e a Prefeitura.

O diretor destaca ainda o acolhimento que o Curso de Medicina da FMBRU recebeu  dos serviços de saúde municipais (Bauru, Bariri, Duartina)  e estaduais  por meio dos Hospital das Clínicas de Bauru, dos Hospitais Estaduais de Bauru e Américo Brasiliense, do Hospital de Base, da Maternidade Santa Isabel, do Instituto Lauro Souza Lima, bem como de Associações voltadas  à saúde, como a SORRI-Bauru e a Associação Casa dos Diabéticos, dentre outras, e do  Hospital da UNIMED-Bauru.

O engajamento e o trabalho dos docentes, servidores, preceptores e, sobretudo dos estudantes da nossa Faculdade são especialmente enaltecidos pelo Prof. Sebastião: “Foi dessa integração de propósitos que obtivemos essas conquistas, dentre outras recentes como a aprovação de 12 programas de residência médica com bolsas do Ministério da Saúde e o conceito 6 (padrão de excelência internacional) para o Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação com as duas áreas de concentração: cuidado interdisciplinar nos diferentes ciclos da vida e fissuras orofaciais mais anomalias  relacionadas.”

Finalmente, Prof.  José Sebastião dos Santos destaca a importância da  iniciativa do governo federal e tem a expectativa que o processo avaliativo seja aperfeiçoado com o tempo: acrescentar a esse exame de conhecimento, a avaliação de competências esperadas dos egressos que requerem também atitudes, comportamentos  e habilidades.

 

Serviço de Comunicação, FMBRU-USP, Bauru (publicado em 20/01/2026)