A LAPS – Liga Acadêmica de Primeiros Socorros e Emergência, composta por estudantes e docentes da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU-USP) foi a vencedora da etapa internacional da Competição de Ligas de Emergência, realizada durante o WCTEL – World Congress of Trauma and Emergency Leagues, congresso global dedicado à ligas de trauma e emergência, organizado em 2025 pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. O WCTEL é considerado um dos encontros acadêmicos mais importantes do Brasil na área de trauma, reunindo especialistas de todo o mundo.
A primeira etapa da competição aconteceu em março desse ano, na qual o grupo da LAPS foi selecionado para a etapa internacional, programada com um pré-evento ao WCTEL. Concorrendo com seis equipes internacionais e uma nacional, a LAPS foi a grande vencedora da Competição Internacional de Simulação de Trauma e Emergência, realizada de 01 a 03 de julho de 2025 na UNICAMP.
O grupo da LAPS foi composto pelos estudantes Aline Fernanda Sanavio, Lucas Foglieni Beloti e Tiago Camacho Tavares – esses cursando 5º ano de Medicina -, Rafael Vasconcelos Silva Ferrazini e Winicius Loureiro de Albuquerque, ambos do 6º ano de Medicina. Prof. Dr. Marcos Antonio Marton Filho, docente da FMBRU e um dos docentes coordenadores da Liga acompanhou o grupo à WCTEL.
O WCTEL
O Congresso Mundial de Ligas de Trauma e Emergência (WCTEL) é um evento inovador, sendo o primeiro congresso global dedicado a ligas de trauma e emergência. Esta iniciativa pioneira busca unir estudantes de medicina, estudantes de enfermagem, estudantes de saúde aliados, juntamente com professores conceituados, pesquisadores e profissionais de saúde experientes de todo o mundo. O congresso foi projetado para promover um ambiente que promova networking, colaboração e troca de conhecimento, permitindo que os participantes compartilhem abordagens inovadoras e técnicas de ponta em atendimento ao trauma e medicina de emergência.
A internacionalização das técnicas de trauma e emergência é um objetivo fundamental do WCTEL. Ao reunir participantes de diferentes países, regiões e sistemas de saúde, o congresso facilita o intercâmbio intercultural de melhores práticas e estratégias de resposta a emergências, contribuindo para um padrão global de atendimento mais unificado. Dessa forma, o WCTEL não serve apenas como um fórum acadêmico, mas também como um agente de mudança para melhorar o atendimento ao trauma globalmente, garantindo que os avanços feitos em uma parte do mundo possam beneficiar pacientes em todos os lugares.