SOBRE A FACULDADE DE MEDICINA DE BAURU

Em Bauru, a USP oferece três cursos na área da saúde. [Foto: Marisa Romangnolli / Banco de imagens FMBRU]

Criada em 19 de março de 2024, a Faculdade de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo (FMBRU-USP) é localizada no campus da USP em Bauru, interior do Estado de São Paulo. Nascida como curso de Medicina em 2017 e vinculado à Faculdade de Odontologia de Bauru até março de 2024, formou sua primeira turma de médicos no ano de 2023.

A FMBRU-USP oferece o curso de graduação em Medicina com 60 vagas anuais, além de programas de Residências Médicas e programas de Extensão, como Práticas Profissionalizantes, curso de Difusão, Atualização, além de eventos científicos. No momento, estão em processo de estruturação programas de pós-graduação stricto sensu – níveis Mestrado e Doutorado.

O Campus de Bauru abriga mais duas unidades da USP,  a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), respeitada instituição fundada em 1962 que oferece os cursos de graduação em Odontologia e em Fonoaudiologia, além de cursos de pós-graduação em ambas as áreas; e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP)  – criado em 1967 como centro interdepartamental da FOB-USP e que se tornou um hospital especializado na reabilitação de anomalias do crânio e da face, e das deficiências auditivas.

Completa esse complexo o Hospital das Clínicas de Bauru (HCB), vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e gerenciado pela FAEPA (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP-USP). O HCB é um hospital geral utilizado como campo de formação e treinamento dos estudantes de graduação e de pós-graduação da FMBRU-USP e das demais unidades do Campus, além de  outras instituições conveniadas.

O estudante encontra à sua disposição no Campus de Bauru uma estrutura preparada para atender às suas demandas, como  biblioteca especializada, restaurante universitário, centro cultural, moradia estudantil, Unidade Básica de Saúde da USP, complexo esportivo com áreas para prática de diversos esportes e academia, com orientação de educadores esportivos.

FACULDADE DE MEDICINA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FMBRU-USP)
Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla nº 9-75 – Vila Nova Cidade Universitária
CEP: 17012-901 – Bauru – SP
Telefone:  (14) 3235-8130 – E-mail: fmbru@usp.br