Iniciação científica
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico, a iniciação científica oferece ao aluno de graduação a oportunidade de se inserir na prática da pesquisa e no desenvolvimento de um projeto científico.
Sob a orientação de um pesquisador experiente, o estudante assume um papel ativo na construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades essenciais para a resolução de problemas ao longo de todas as etapas da pesquisa.
Na FMBRU
Banco de imagens FMBRU-USP
Na FMBRU, os alunos podem atuar em diversas áreas do conhecimento e participar de diferentes modalidades de projetos. Os professores estão inseridos em variados contextos de saúde, permitindo que os estudantes apliquem seu aprendizado em contextos que impactam diretamente a sociedade. Assim, a iniciação científica não apenas contribui para a formação acadêmica do aluno, mas também representa uma oportunidade de retribuir à comunidade o conhecimento adquirido na universidade pública, promovendo a tal almejada integração entre ciência e sociedade.
O projeto de pesquisa pode ser realizado com bolsa financiada por agências de fomento, com apoio de programas da USP ou de forma voluntária.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece bolsas nas modalidades Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação Tecnológica (PIBITI). A seleção segue regras do edital publicado anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).
O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP) é uma ação integrada das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão Universitária e Inclusão e Pertencimento da Universidade de São Paulo.
O Programa concede bolsas para projetos em três vertentes: ensino, pesquisa e cultura e extensão. Os projetos na vertente pesquisa são equivalentes a projetos de iniciação científica ou tecnológica. Acesse aqui o passo a passo para inscrição no PUB-USP no Sistema Jupiter.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) analisa pedidos de bolsas de Iniciação Científica ou Tecnológica em fluxo contínuo, ou seja, podem ser submetidos a qualquer tempo. O aluno deve submeter o pedido diretamente no sistema SAGe da FAPESP.