Estrutura do Curso de Medicina

[Banco de imagens FMBRU-USP]

O Curso de Medicina da FMBRU é um curso integral – do ponto de vista de carga horária, e tem duração de 12 semestres.

VEJA A GRADE CURRICULAR COMPLETA DO CURSO nesse link.

São objetivos do curso:

• GERAL:

Formar médicos com conhecimentos técnico e científico, habilidades e atitudes para atuar no processo saúde-doença nas ações de promoção, prevenção, reparação e reabilitação, nos diferentes níveis de atenção do Sistema Único de Saúde.

• ESPECÍFICOS:

– Orientar o processo de formação médica, de modo a oferecer à comunidade profissionais com competências e habilidades para responder às necessidades do SUS nos níveis locais, regionais e nacional;

– Estabelecer mecanismos de cooperação entre os gestores do SUS e o Curso  de  Medicina, visando  tanto  à  melhoria  da  qualidade  e  resolutividade  da atenção prestada ao cidadão quanto à integração dos serviços da rede pública de saúde.

– Incorporar, no processo de formação médica a abordagem integral do processo saúde-doença e da promoção de saúde;

– Priorizar as atividades práticas discentes na rede de atenção a saúde, fortalecendo a formação na Atenção Primária e na Urgência e Emergência.

O curso é estruturado para proporcionar ao estudante o desenvolvimento de competências / habilidades no decorrer da graduação:

a) Primeiro ao quarto período: Ao final desta fase do curso, o estudante deverá estar preparado para atuação junto aos agentes de saúde da família, conhecendo e participando das ações de promoção e prevenção à saúde, sendo progressivamente capacitados em técnicas de comunicação geral e médica para um adequado contato com pacientes e familiares, conhecendo as correlações anatômicas, fisiológicas e clínicas nas diferentes fases do ciclo de vida do ser humano, contextualizando o processo saúde-doença nos seus aspectos biopsicossociais e compreendendo a importância do trabalho em equipe multiprofissional.

b) Quinto ao oitavo período: Ao final desta fase do curso, o estudante deverá estar preparado para o atendimento médico supervisionado na atenção básica de saúde, também tendo um primeiro contato com atividades ambulatoriais das várias especialidades médicas, conhecendo a história natural das patologias mais prevalentes através da epidemiologia clínica, capacitado para a racionalização da utilização de recursos diagnósticos e terapêuticos, valorizando os dados da anamnese e do exame físico, mantendo uma visão biopsicossocial do processo saúde-doença e do trabalho em equipe multiprofissional com todo o preparo para atuação na atenção primária em saúde e na urgência/emergência.

c) Nono ao décimo segundo período (estágio curricular): Ao final desta fase do curso, o estudante deverá estar preparado para o atendimento médico nos três níveis de atenção à saúde da criança e adolescente, saúde da mulher, saúde do adulto, saúde do idoso, e saúde coletiva/medicina geral de família e comunidade, em atividades ambulatoriais e hospitalares, sendo estimulada a iniciativa dos estudantes e sua progressiva autonomia, sempre com supervisão docente contínua, conhecendo a história natural das afecções mais prevalentes, dominando o conhecimento e a interpretação das várias opções para diagnóstico por meio de exames complementares e das diferentes estratégias terapêuticas, com atuação no atendimento hierarquizado e regionalizado de urgência e emergência, mantendo a valorização dos dados da anamnese e do exame físico, a visão biopsicossocial do processo de saúde-doença e do trabalho em equipe multiprofissional.

 As Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico representam um componente obrigatório que contribui para a flexibilização curricular, e devem ser desenvolvidas pelos estudantes em participações comprovadas em atividades de ensino, pesquisa e extensão, de naturezas acadêmico-científico culturais no âmbito das áreas correlatas ao Curso.  Acesse o PROJETO PEDAGÓGICO DA MEDICINA 2025.