Em sessão história, Conselho Universitário cria a FMBRU USP

Conselho Universitário da USP cria a FMBRU USP
Reunião do Conselho Universitário da USP em 19 de março de 2024 aprova a criação da mais nova Unidade da USP, a Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU USP). | Foto: Cecília Bastos (USP Imagens)

Em reunião histórica realizada no dia 19 de março de 2024, o Conselho Universitário da Universidade de São Paulo estabeleceu que o Campus de Bauru passa a abrigar a mais nova Unidade de Ensino da Universidade de São Paulo, a Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU-USP).

Quando se fala em ensino de Medicina em Bauru, é necessário recuperar a luta histórica dessa cidade, desde 1948, para que uma faculdade de medicina fosse criada para atender à demanda do interior de São Paulo. Essa linha do tempo desenha a presença da Universidade de São Paulo na cidade de Bauru, que trouxe como frutos a existência de instituições nacional e internacionalmente reconhecidas na área da saúde.  Acompanhe:

LEI Nº 161, de 24 setembro de 1948
O Governo do Estado de São Paulo cria estabelecimentos de ensino superior em cidades do interior do Estado, subordinados à Universidade de São Paulo, incluindo a Faculdade de Farmácia e Odontologia em Bauru.
[Publicação original – Repositório da ALESP-SP]
LEI N. 4.764, DE 6 DE AGOSTO DE 1958
Agora de maneira direta, o Governo do Estado de São Paulo cria a Faculdade de Medicina em Bauru, sem vincular à USP; na prática, porém, a lei não foi efetivada sendo revogada em 22 de dezembro de 2022.
[Publicação original – Repositório da  ALESP-SP]

Amparada pela Lei no. 161 de 1948, a USP inicia sua história em Bauru em 17 de maio de 1962, com a Aula Inaugural e a  Ata de Instalação do Curso de Odontologia da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. No mesmo ano, inicia a construção do Campus USP em Bauru, na Vila Universitária; e em 1965 adota o nome de Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).
[Fonte Livro FOB: 50 anos de história, p. 37 e 38].
Entre 1965 e 1967, os pesquisadores da FOB Prof. Dr. Halim Nagem Filho, Prof. Dr. Ney Moraes e Prof. Dr. Ronaldo Flaquer da Rocha realizaram uma pesquisa cujo resultado detectou que a cada 650 crianças nascidas, uma apresentava malformação congênita labiopalatina.  Tais resultados motivaram sete docentes da FOB a criarem, em 24 de junho de 1967, um centro de estudos interdepartamental dentro da própria FOB que, além de fazer pesquisas, começou a oferecer atendimento a essas pessoas. Pioneiro no tratamento de fissuras labiopalatinas no Brasil, dedica 100% de sua capacidade instalada a usuários do SUS. É reconhecido nacional e internacionalmente, e hoje compõe o complexo hospitalar do Campus USP de Bauru.
[Estudo original publicado: https://hrac.usp.br/wp-content/uploads/2015/10/nagem_etal_1968.pdf ]
[Com informações do site do HRAC-USP. ]
Nos anos seguintes a atuação do Centro cresce significativamente, assim como sua estrutura. Em 22 de março de 1973 é inaugurado o primeiro prédio próprio do Centrinho, já com o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais reconhecido como dentro interdepartamental na estrutura da USP.
[Com informações do site do HRAC-USP. ]
Paulatinamente, devido à grande procura por atendimento, a instituição cresce e se transforma em unidade hospitalar autônoma, dentro da USP. Em 1976, passa-se a se chamar Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais  (HPRLLP) e em 1980 se transforma no primeiro hospital universitário conveniado com órgãos públicos de saúde, no caso, o INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, substituído pelo Sistema Único de Saúde – SUS em 1988.