No dia 26 de junho, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) sediará a edição de 2026 do Encontro de Infectologia do Interior Paulista, o Caipirão. Organizado anualmente pela Sociedade Paulista de Infectologia, o evento gratuito e presencial trará como tema central “Da vigilância à decisão: transformando dados em ação na Infectologia”. O encontro busca debater o avanço de novos patógenos e a resistência antimicrobiana, conectando a análise de dados epidemiológicos à prática nos serviços de saúde do interior do estado.
O público-alvo é composto por médicos, estudantes da área da saúde e profissionais do setor. A dinâmica do evento inclui palestras expositivas, discussões de casos clínicos apresentados por residentes e painéis para o compartilhamento de problemas e soluções reais vividas nos hospitais locais. Os participantes que acompanharem as atividades durante todo o dia (manhã e tarde) receberão certificado.
Programação
Pela manhã, as atividades começam às 08 horas com credenciamento, recepção e café da manhã, seguidos pela abertura oficial. Em seguida, ocorre a conferência de abertura sobre os impactos da dengue em populações vulneráveis, expansão geográfica, controle e vacinação. Na sequência, às 09h40, inicia-se o Eixo 1, com foco em vigilância, dados e tomada de decisão. O Eixo 2 debaterá doenças emergentes, reemergentes e saúde pública.
No período da tarde, as discussões recomeçam às 14 horas com o Eixo 3, focado nos desafios clínicos na infectologia contemporânea. Em seguida, o evento promove o Eixo 4 abordando resistência antimicrobiana, stewardship e IRAS, com o encerramento oficial agendado para as 17h40.
A organização deste ano está a cargo do Departamento de Infectologia, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem e Radioterapia da FMB/UNESP.
Mais informações e inscrições, no SITE DO EVENTO.